Escola do Eldorado vai receber projeto “Pontos de Leitura” nesta quarta
- Kamilla Uhl
- 17 de fev.
- 2 min de leitura

Na próxima quarta-feira (19), às 14h, a Escola Municipal Joanir Sanguedo Boynard, situada no Novo Eldorado, vai receber o projeto “Força para Crescer: Pontos de Leitura". O projeto itinerante realiza ações culturais e incentiva a leitura em várias escolas públicas, visando combater o analfabetismo funcional. Os municípios que já receberam as bibliotecas foram: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Paraty.
Entre as ações que integram o Força para Crescer estão: criação de espaços multiusos, treinamento de professores e a realização de eventos literários. O projeto fornece ferramentas para o estímulo ao encontro com as palavras e desenvolve, de forma estratégica, uma série de ações para potencializar a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e conta com patrocínio da CCR. A iniciativa tem produção da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, com execução da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.
Gestora da unidade, Fabia Petralha falou sobre a importância da ação. “Estamos idealizando um projeto que incentive, em nossos alunos, o hábito pela leitura com a participação deles como os protagonistas, como por exemplo o clubinho da leitura da escola, que tem por objetivo motivar nossas crianças a interagir com as turmas e com outras unidades, levando as propostas de teatros, poemas e leituras”, disse Fabia.
Ela acrescentou que pretende, assim, diminuir o analfabetismo funcional, potencializando novos leitores e consolidando o hábito pela leitura. “Como gestora dessa unidade escolar, manifesto a minha gratidão a todos os coordenadores do projeto Força para Crescer Pontos de Leitura e à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), pela parceria, em especial a coordenadora de Projetos, Neidimar Abreu”, completou Fabia.

Em dezembro do ano passado, a diretora participou, junto com a chefe de Gabinete da Seduct, Mônica Maia, da solenidade de lançamento do projeto, que marcou a entrega de bibliotecas multiuso em dez cidades do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, no Centro do Rio, e contou com a presença da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, além de representantes das empresas patrocinadoras Itaú e Enel, entre outras autoridades e entidades parceiras.
Por Mariane Pessanha - Fotos: Fábia Petralha
Comments