top of page

Evento Abril Azul na Escola Inclusiva prossegue nesta quinta-feira




 

Começou nesta quarta-feira (24) e vai até a próxima segunda-feira (29) o evento em comemoração ao Mês de Conscientização do Autismo, realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), na Cidade da Criança Zilda Arns. A ação é voltada para pais e responsáveis de alunos típicos e atípicos, e está abordando o tema "Conscientizar para Incluir". A temática da Campanha é o Abril Azul.

 

Nesta quarta-feira (24), a programação contou com a palestra do pedagogo e professor de Braille, Raul Ferrares, que abordou o tema "Chega de dar sentido ao capacitismo". Já a assistente social Lethícia Queiroz falou sobre Benefícios, prestação contínua e LOA.

 

Lethicia explicou que a conscientização sobre o autismo ajuda a combater estereótipos, preconceitos e discriminação, criando um ambiente mais acolhedor e respeitoso. Ela frisou que é importante que a sociedade compreenda e respeite essas diferenças, buscando a inclusão e a igualdade para todas as pessoas com autismo.

 

"O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está enquadrado no Estatuto da Pessoa com deficiência (Lei 13.146/2015), que tem como objetivo garantir e promover os direitos e liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. Além do amparo da norma inclusiva, essas pessoas também podem contar com o apoio da Lei No 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que lhes assegura diversos direitos, entre eles, o atendimento prioritário nos sistemas de saúde pública e privada”, informou.


Mãe de um aluno da EAI, Vanessa aprovou a programação de hoje. “Foi uma manhã de muita inspiração para mim. Muita mensagem de carinho, de acolhimento, o que nos faz refletir sobre a nossa vida e as dificuldades que a gente mesmo impõe e abre espaço para pensar que tudo é possível e que nossos filhos são capazes de fazer o que eles desejarem. Foi muito significativo e de muita reflexão. As histórias se conectam com as nossas e nos dão mais esperança e força para continuar”, disse a mãe. 

 

À tarde, a psicóloga e estudante de Neuropsicologia, Gabriella Quintanilha, falou sobre o tema "O desafio que me move", e o Lucas França, licenciado em Música e especialista em Música Cristã, abordou o "Desenvolvimento cognitivo-motor com educação musical".




PROGRAMAÇÃO


Nesta quinta-feira (25), às 8h30, às 10h30, 14h e 15h30, Larissa Porto, mãe atípica, psicóloga, pós-graduação em Neuropsicologia, pós-graduanda em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e capacitada em Autismo para Adolescentes e em Psicologia Jurídica, vai falar sobre o tema “Se a notícia do diagnóstico tirou o chão, que tal aprender a voar?”.


Às 13h, Nathália Monteiro, pedagoga, neuropsicopedagoga clínica, hospitalar e escolar, Aplicadora da Análise do Comportamento Aplicada, pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica, hospitalar e escolar e pós-graduanda em Educação Especial tratará do tema “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir. Essa missão também é nossa”.

 

Confira a programação de sexta e segunda-feira no instagram da Seduct: educação.campos


 

Por Mariane Pessanha e Kamilla Uhl - Fotos: Mauro Antônio

39 visualizações
bottom of page