top of page

Gestores de unidades escolares têm fim de ano de conquistas

Na oportunidade, foram entregues os certificados de conclusão do curso. A tarde foi animada pela Companhia Musicatto

Foto: Jocelino Rocha / Câmara Campos


Em evento no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Campos dos Goytacazes, nesta quinta-feira (02), foi realizada a formatura dos gestores das unidades escolares da rede de ensino municipal, que concluíram o curso de formação continuada promovido pela equipe de Agentes de Gestão Escolar (AGE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Na oportunidade, foram entregues os certificados de conclusão do curso. A tarde foi animada pela Companhia Musicatto. O evento teve a presença de autoridades, como o vice-presidente da Câmara, vereador Maicon Cruz; o primeiro secretário da Câmara, vereador Leon Gomes; e o secretário municipal de Governo, vereador licenciado Juninho Virgílio. Os três compuseram a mesa.

O secretário, Marcelo Feres, também compôs a mesa e afirmou que esta formatura é um exemplo de trabalho feito com superação. “Superação. Esta é a palavra que resume todo este trabalho que foi feito. Demonstra que se nós queremos fazer educação de qualidade nós temos que encontrar o caminho. Para poder fazer isto, primeiramente nós estamos buscando este processo de formação. E todos estão de parabéns”, disse Feres.

O subsecretário, Frederico Rangel, que também compôs a mesa, destacou a satisfação em coordenar a equipe de Agente de Gestão Escolar (AGE). “Esta é uma equipe que iniciou praticamente este ano. As servidoras da Educação tinham o nome de superintendentes. Vocês devem lembrar desta época, que passaram por quatro anos de congelamento, nada aconteceu, nada pôde ser feito. Mas o prefeito mudou, o secretário mudou e eu, com a oportunidade de estar como subsecretário, consegui que retornássemos o que nós sempre acreditamos, que são os Agentes de Gestão Escolar”, considerou Fred.

A agente de gestão escolar, Débora Morais, que faz parte da equipe de formação continuada de gestores escolares da rede municipal, informou que o curso de formação de gestores completou um ano e comemorou esta jornada em grande estilo.


“Este projeto de formação de gestores teve como foco a atualização profissional, por meio dos mais variados temas sobre gestão escolar, já que a Educação em geral foi o setor que mais se reinventou nestes últimos dois anos. É também sobre uma gestão humanizada. O projeto é pioneiro no município e tem excelentes parceiros. Além de incentivar o conhecimento teórico-científico, desenvolve práticas de uma gestão diferenciada”, considerou Débora.

Débora informou, ainda, que a equipe de AGE, que desenvolve a formação de gestores escolares, apresentou, nesta quinta-feira (02), o projeto de formação de gestores escolares no Fórum Norte Fluminense de Educação e Ciências.


“A equipe de AGE é formada por Débora Morais, Gerusa Peixoto, Maria de Lurdes Alves, Marilane Beraldi e Teresa Bertoletti. Tivemos o projeto aceito no Fórum e apresentamos nesta quinta-feira. Vale ressaltar que é o primeiro projeto desenvolvido para os gestores do município aceito em um Fórum. O subsecretário Frederico Rangel coordenou e desenvolveu, juntamente com as AGEs, este trabalho científico e também de formação continuada. O vice-diretor Victor Miranda também fez excelente contribuição”, destacou Débora.

O Fórum Norte-Fluminense de Educação em Ciências é um evento anual organizado pelos cursos de licenciatura em Química e Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em conjunto com o Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG) da Secretaria Municipal Adjunta de Educação Básica de Macaé, e em articulação com diversas instituições de ensino superior e órgãos públicos de educação básica do norte-fluminense.

Outra conquista dos gestores de unidades escolares da rede municipal foi a publicação do e-book “Caminhos e sentidos: Memorial do gestor escolar da rede municipal de Campos dos Goytacazes”, lançado, também, nesta quinta-feira (02). O e-book, que faz parte da conclusão do curso de formação continuada para gestores, desenvolvido pela Secretaria, compila diversos relatos memorialísticos vivenciados no contexto escolar, escritos por gestores e outros profissionais de educação. O e-book ficará disponível para ser baixado no portal oficial do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).


Reportagem: Wesley Machado

47 visualizações
bottom of page