top of page

Inaugurado polo de testagem para profissionais da Educação e alunos

O serviço representa uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE)

Foto: Wellington Rangel


O novo polo de testagem contra Covid-19 da Prefeitura de Campos foi inaugurado na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), nesta quarta-feira (15). A medida visa descentralizar o serviço na cidade e vai atender, exclusivamente, os profissionais e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. Os atendimentos acontecerão com agendamento prévio, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h; e às terças, quartas e quintas, das 9h às 11h.

O serviço representa uma parceria entre a Seduct e a Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa do Programa Saúde na Escola (PSE). A solenidade de inauguração contou com a presença do chefe de Gabinete do vice-prefeito, Frederico Paes, Marcelo Freire; secretário de Educação, Marcelo Feres; secretário de Saúde, Paulo Hirano; subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbell Kury; coordenadora do PSE, Catia Mello; diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rodrigo Carneiro; e responsável pela testagem, Laura Assed.


“A integração da educação com a saúde é de suma importância para alcançarmos o objetivo de cuidar da nossa população. Estamos trabalhando juntos para fortalecermos o bem estar social, sempre cuidando das pessoas. Esse é o compromisso do governo Wladimir Garotinho”, disse Freire.


Segundo Marcelo Feres, a medida se soma às ações do Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro que também dispõe do sistema de retrovigilância nas unidades escolares, evitando a propagação do coronavírus. “Essa é uma parceria importante que envolve a saúde e a educação, dentro de um plano de ensino híbrido seguro. O polo cria mais uma oportunidade de avançarmos para além da vacina; permite continuarmos fazendo o monitoramento da covid-19 no sistema de educação, beneficiando tanto os profissionais e alunos das escolas públicas quanto das escolas privadas. Para isso, é necessário que o contato seja feito diretamente nas escolas, envolvendo a gestão escolar, que fará o contato com a área da saúde. Temos uma estrutura ágil para permitir a identificação precoce e um maior controle dos casos positivos de covid”, explicou Marcelo.

O médico e secretário Paulo Hirano destacou que sete unidades fazem a testagem na cidade, incluindo o novo polo da Seduct. “Vamos abrir mais duas unidades a partir da próxima semana. Os endereços estão disponíveis no site da Prefeitura. Seguimos com o avanço da testagem e da vacinação, que são dois elementos estruturantes no controle da pandemia. Hoje, por exemplo, também iniciamos a imunização em idosos institucionalizados. Mesmo as pessoas já vacinadas devem manter os cuidados. Eu cuido de você e você cuida de mim”, destacou.


Para Charbell, o trabalho de prevenção passa não apenas pela vacinação em massa. “Entendemos que é importante, para redução de danos, continuarmos mantendo todas as medidas de biossegurança, como o uso de máscara e álcool gel, por exemplo. Nesse momento em que a gente começa a voltar ao convívio nas escolas, precisamos ficar ainda mais atentos. E, se surgirem possíveis sinais de sintomas, a melhor estratégia é a testagem. Caso o resultado seja positivo, iremos isolar o servidor ou aluno e evitar a disseminação do vírus dentro da escola”, garantiu.

Segundo a coordenadora do PSE, Catia Mello, o Fluxograma de Testagem Para Covid-19 segue etapas e critérios definidos em parceria com a Secretaria de Saúde. Ela destacou alguns itens: “o servidor precisa ter sintomas pelo menos por três dias para o teste de antígeno e acima de sete dias para o teste sorológico; o encaminhamento médico deverá conter o dia de início dos sintomas; o critério de definição para que o servidor realize os testes swab e/ou sorológico será feito pela Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde”, adiantou.


Além dos profissionais do PSE, cerca de 15 profissionais da saúde atuarão no novo polo, segundo Rodrigo Carneiro. “Temos a estratégia de descentralizar a testagem na cidade para abranger a maior parte possível da população. E, neste momento em que as escolas voltam a reabrir, é importante garantir uma maior segurança tanto para profissionais quanto para os alunos. Esse polo é exclusivo para atender alunos e profissionais. Aparecendo qualquer caso suspeito, faremos a testagem aqui e forneceremos todas as orientações para que possamos diminuir, ao máximo, o risco de qualquer surto nas escolas”, informou.

Daniele Miranda, do setor jurídico da Seduct, e Guilherme Manhães, da Gerência de Compras, foram os primeiros testados. “Essa testagem é muito importante para nós, representa a valorização do servidor. Assim, fica mais fácil de controlar a propagação do vírus e de diagnosticar a doença, tornando nosso ambiente de trabalho mais seguro”, disse Guilherme.


Confira AQUI alguns itens do fluxo para requerimento de testagem para Covid-19, que será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias.


Reportagem: Kamilla Uhl

63 visualizações
bottom of page