
Por Kamilla Uhl - Fotos: Layla Constantino
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início à aplicação das avaliações do Ciclo II do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) nesta segunda-feira (17), prosseguindo até dia 9 de agosto. Tratam-se de avaliações contínuas da aprendizagem para as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 145 unidades escolares da rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, as avaliações estão disponibilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em uma plataforma digital de Avaliações Periódicas em 3 ciclos anuais.
“A ferramenta visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização. A plataforma é uma estratégia de apoio às redes de ensino para as avaliações a serem introduzidas na rotina das escolas e, principalmente, na dos professores”, explicou Tânia.

O primeiro ciclo deste ano aconteceu entre 20 de março e 12 de abril, com o total de 7.542 alunos avaliados. Já o Ciclo III/2024 seguirá o seguinte cronograma: disponibilização dos cadernos de teste em 14 de outubro; e aplicação dos testes e lançamento de respostas entre 16 e 25 de outubro.
Layla Constantino, articuladora municipal do CNCA, destacou que o que vem sendo avaliado é o desempenho adequado para cada etapa escolar, baseado nos níveis de aprendizagem.
“O indicador de desempenho é extremamente importante, pois a partir deste, é possível observar se as crianças estão desenvolvendo as habilidades previstas para o ano letivo, em Língua Portuguesa, leitura e escrita, fluência de leitura e Matemática, especificamente para a etapa do desenvolvimento da alfabetização em que é esperado que estejam”, informou.
Segundo ela, os resultados são entendidos à luz da Escala de Desenvolvimento da Aprendizagem, referência padrão CAED, que indica por meio da medida de proficiência, em qual padrão de desempenho os estudantes que participaram da avaliação se situam.

“Dessa forma, é possível identificar quem está com defasagem, com aprendizado adequado ou caminhando para alcançá-lo, ou seja, com aprendizado intermediário. É essencial observar a distribuição de estudantes nos níveis de aprendizagem, pois ela indica se as expectativas de aprendizagem têm sido cumpridas no âmbito da escola ou da rede”, acrescentou.

Escolas com melhores desempenhos no Ciclo 1
EM ALFREDO VIEIRA MACHADO
EM ALICERIO RIBEIRO DA SILVA
EM ANTONIO JOAQUIM CODECO - MUNICIPALIZADA
EM APIC
EM BARRETO
EM CALIFORNIA
EM CARLOS JARDIM DA CRUZ - MUNICIPALIZADA
EM CLAUDIA ALMEIDA PINTO DE OLIVEIRA
EM CONCEICAO DO IMBE
EM DOUTOR LUIZ GUARANA
EM FAZENDA CHALITA
EM FELICIO SARLO
EM FERROVIARIO JACY DA SILVA BARBETO
EM GENESIO VIANA
EM INICIACAO AGRICOLA JOSE FRANCISCO MOTA VASCONCELOS
EM INSTITUTO PROFISSIONAL SAO JOSE
EM JOAO CARLOS DE CASTRO
EM JOSE DE AZEVEDO
EM LEOPOLDINO MARIA
EM MANOEL COELHO
EM MANOEL CORREA GONCALVES
EM MARIA ANTONIA PESSANHA TRINDADE
EM MARIA CORDEIRO BORGES
EM MARIA LUCIA
EM MIGUEL HENRIQUE GOMES
EM NACAO GOITACA
EM NOSSA SENHORA DA CONCEICAO
EM OLIMPIO HONORIO DE ALMEIDA
EM PEDRO BARBOSA
EM PRISCO DE ALMEIDA
EM RAYMUNDO SOARES FILHO
EM SANTA BARBARA
EM SANTA RITA DE CASSIA
EM SANTA TEREZINHA
EM SAO JOAO
EM SENADOR TARCISIO MIRANDA
EM SESMARIA
EM THIERRY HOMERO RIBEIRO GOMES
Comments