top of page

Merenda escolar conta com produtos de agricultores familiares em atendimento ao PNAE

  • Foto do escritor: Kamilla Uhl
    Kamilla Uhl
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura


ree



A merenda de Campos é referência em qualidade, atestada por pais, alunos e profissionais, cumprindo rigorosamente o que preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com a chegada de mais um ano letivo, teve início também a oferta das refeições nas unidades escolares, para alunos do berçário à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O que muita gente não sabe é que parte dessa merenda advém da produção de agricultores familiares da região.


Cerca de 50 produtores foram aprovados no edital da Prefeitura e já estão entregando os gêneros alimentícios à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), que fornece o material às unidades para a produção da merenda, junto com outros ingredientes. 


Uma delas é a produtora rural, Ana Cordeiro Marins, que agradeceu à parceria com a Prefeitura. “É muito importante esse projeto porque nós não temos como escoar a nossa mercadoria, a não ser através de projetos como esse. Muitas vezes a gente tem mercadoria, mas não tem para quem vender, e perde mercadoria. Sem esse projeto, a gente não caminha, ele é super importante para o agricultor e de muita valia. É muito gratificante saber que, hoje, os alunos comem a nossa produção, a produção da terra dele. E a gente sabe o que a gente está ofertando para esses alunos”, comentou a agricultora.


De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a ação valoriza o trabalho dos produtores rurais e garante alimentos saudáveis aos estudantes da rede municipal de ensino. 


“Essa iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover ações integradas que beneficiem tanto a educação quanto o desenvolvimento socioeconômico do município. A gente não apenas oferece alimentação escolar de qualidade, mas também desenvolve ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública”, informou o secretário. 


ree

Segundo a coordenadora do Departamento de Nutrição Escolar da Seduct, Suellen Balbino, os produtos são entregues conforme a demanda da Secretaria, garantindo o abastecimento de mais de 230 unidades escolares da rede municipal. 


“As entregas já iniciaram e a gente está muito feliz com essa parceria. Nós temos contato diretamente com os agricultores e os pequenos produtores. A gente vai iniciar uma nova chamada no próximo semestre e queremos convidar também outros agricultores que não participaram deste processo atual, como os quilombolas e os assentados. É muito gratificante saber que a alimentação escolar está vindo de alimentos naturais, da nossa região, de alimentos saudáveis para os nossos alunos”, comentou. 


Por Kamilla Uhl - Fotos: Mauro Antônio

 
 
 

Comentários


Contador de visitas:

logo topo portal.png
PORTAL BRANCO.png

© 2025 Todos os direitos reservados

bottom of page