top of page

Motoristas e monitores da Seduct participam de capacitação em Primeiros Socorros




 

Colaboradores do setor de Transportes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram nessa quinta-feira (17) de uma Capacitação em Primeiros Socorros. O curso foi ministrado por alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Estado de Sá, que foram contemplados também com o projeto Mais Ciência. O programa Saúde na Escola (PSE) fez a articulação e parte da equipe também participou como ouvinte.


O curso foi realizado na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e os participantes receberam informações acerca de Desobstrução de vias respiratórias de engasgo; Reanimação em casos de parada cardiorrespiratória; Primeiros Socorros em casos de queimaduras, crise convulsiva, picada ou mordida de animal; Crise de asma; Inserção de corpo estranho nos olhos, ouvidos e nariz, além de desmaio.


Coordenador do setor de Transporte, Vagner Santiago, também falou sobre a importância do socorro imediato. "Hoje os motoristas trabalham também com crianças especiais, logo, todo treinamento é válido para que saibam o que fazer numa emergência. Temos mais de 50 mil crianças na Rede Municipal e termos esses profissionais capacitados para atender uma emergência nos deixa tranquilos ", diz Vagner.



O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, destacou que a discussão a respeito de Primeiros Socorros no ambiente escolar e também com os colaboradores que transportam os alunos das suas residências até a escola e vice versa, é de suma importância, já que com esse conhecimento pode-se minimizar os danos em caso de acidentes. E o desconhecimento dos mesmos pode até mesmo acarretar danos ainda maiores.


“Foi uma manhã de muitas informações e aprendizados com a participação da equipe presente de forma bastante ativa. ressaltando a importância das ações de educação em saúde para os atores que estão envolvidos na educação”, disse João.


João informou ainda que no dia 24 deste mês a creche do Parque Prazeres também vai receber a capacitação em primeiros socorros. “O grupo de Enfermagem da Estácio vai fazer os primeiros socorros e a equipe do PSE vai fazer as principais doenças da infância”, explicou João.




Enfermeira Mestre e docente do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá, Glauciane Rego Rodrigues Guimarães, diz que como enfermeira vê a importância de contribuir na formação de primeiros socorros da população. Ela diz que as crianças têm mais riscos de se envolverem em acidentes e de necessitar de primeiros socorros. Nesse sentido, as pessoas que lidam diretamente com elas, devem estar devidamente capacitadas e preparadas para qualquer situação que possa ocorrer, como engasgo, por exemplo.


“Estou muito feliz de poder capacitar esses profissionais, contribuindo com a execução da Lei Lucas, reduzindo assim chances de acidentes e intercorrências sem devido atendimento. Agradeço ao projeto Mais Ciência pela oportunidade, a minha bolsista Letícia Aguiar e as acadêmicas voluntárias Andreza Rangel, Laura Pessanha e Maria Fernanda que em muito contribuíram e a minha coordenadora Verônica Manhães da universidade Estácio de Sá pelo apoio”, ressalta.


Coordenadora do Mais Ciência, Leonora Tinoco, explicou que dentre os 54 projetos aprovados no último edital do projeto, 19 estão ligados à Seduct, ou seja, são projetos direcionados à educação. Um desses é o da professora Glauciane o projeto dela é o “Treinamento em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da educação e funcionários de escolas do município de Campos dos Goytacazes”


“É importante ressaltar que são ações que estão partindo pelo Mais Ciência. A partir dos projetos apresentados a gente está direcionando para os setores correspondentes e as ações, as iniciativas estão começando a acontecer. Essa foi uma capacitação, um ensinamento que veio pelo Mais Ciência”, disse Leonora.


Por Mariane Pessanha – Fotos: João Paulo Oliveira

136 visualizações
bottom of page