top of page

Novo Projeto da Educação inclui vacinação e palestras contra meningites




Com o objetivo de esclarecer a comunidade escolar sobre as principais doenças que acometem a infância, principalmente as meningites, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciou, nesta quinta-feira (27), o projeto Prevenção de Doenças na Infância. A primeira unidade contemplada foi o Ciep Maestro Vila Lobos, no Parque Guarus, com oferta de vacinação itinerante e palestra para os alunos.


Segundo o coordenador do PSE Campos, João Paulo de Oliveira, a medida visa prevenir novos casos de meningite meningocócica, tendo em vista o registro de 4 casos confirmados da doença pela Secretaria de Saúde. A proposta é disseminar a importância da prevenção das principais doenças na infância, com enfoque na vacinação; caracterizar as doenças e seus tipos; expor os sinais/sintomas, diagnóstico e tratamento; metodologia, roda de conversa com os responsáveis e profissionais da Unidade Escolar, de forma dinâmica, com apresentação de slides e distribuição de panfletos informativos.





Entre as doenças abordadas estão pediculose, escabiose, verminoses, febre maculosa, doença pé-mão-boca, gripe e covid-19, além das meningites. “Fazemos a verificação da situação vacinal das crianças e, mediante autorização dos pais, garantimos a imunização, com a oferta de vacinas de rotina do Programa Nacional de Imunização, incluindo contra meningites, além de doses contra covid e gripe, por exemplo”, explicou João.


Na terça-feira (1º), a Creche Escola João Perdecene Neto, da Lapa, será a contemplada. Na quinta-feira (3), será a vez da Escola Municipal Ataíde Dias, Santa Rosa.





"A ação visa ressaltar a importância de expor ao público, responsáveis dos alunos e colaboradores da unidade de ensino, a relevância da vacinação contra a meningite no formato de atividade de Educação em Saúde, abordando sua definição, tipos de meningite, sinais, sintomas, transmissão e prevenção, com enfoque nas vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS)", completou o coordenador.





IMUNIZAÇÃO


A ação de imunização acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, à qual o PSE também é vinculado. Nas últimas semanas, diversas unidades receberam a visita das equipes das duas secretarias, ajudando a fazer a busca ativa de alunos com caderneta de vacinação atrasada, a aumentar a cobertura vacinal da cidade e a evitar a propagação de doenças no ambiente escolar. Confira abaixo algumas das creches e escolas contempladas no mês de julho.


8/07

CEM Ana Beatriz Rangel da Silva – Jockey

EM CIEP Brizolão 269 Francisco Portela – Tocos

CEM Jocineia da Silva Borges – Novo Jockey

CEM Mirian dos Santos Melo – Novo Jockey


19/07

CEM Wilson Amaro de Freitas – Jockey 2

EM Professora Wilmar Cava Barros – Jockey

EM Sebastião Ribeiro de Deus – Novo Jockey


20/07

EM Dr. Getúlio Vargas –Tocos

CEM Desembargador Sebastião Amaro da Silvia Machado – Tocos

EM Alicério Ribeiro da Silva – Tocos

EM Antônio de Souza Rodrigues – Coqueiro de Tocos


21/07

M José de Azevedo – Tocos

EM Senador Tarcísio Miranda – Jockey

CEM Carlos Roberto Nunes de Carvalho – Penha

CEM José Moreira – Penha


24/07

CEM Francisco Cordeiro Pereira – Penha

CEM Penha

EM José do Patrocínio - Penha

EM José Carneiro Terra – Penha


25/07

CEM Olímpio Paulo da Silvia –Morro do Coco

EM Felício Sarlo –Morro do Coco

EM Lulo Ferreira de Araújo –Morro do Coco

EM Luiz Monteiro Barbosa – Morro do Coco

EM SESMARIA –Morro do Coco

52 visualizações

Comments


bottom of page