top of page

Novo software irá agilizar o fluxo de processos administrativos da Prefeitura

Convênio foi assinado, nesta sexta-feira (03), entre o prefeito Wladimir Garotinho e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo

Foto: César Ferreira


Mais tecnologia e celeridade na gestão municipal. Assim é o novo software gratuito, seguro e público que foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e que será implementado na Prefeitura de Campos. O convênio para adesão do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) foi assinado, nesta sexta-feira (03), entre o prefeito Wladimir Garotinho e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), José Arnóbio de Araújo. Todo processo de adesão ao novo sistema vem sendo acompanhado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos.


Wladimir relatou que o software, sem custo ao município, vai gerar, além de dinamismo aos setores, economia aos cofres públicos. “A princípio vamos utilizar o sistema em seis repartições. A meta é expandir a tecnologia para todas as secretarias até o fim do 4º ano de governo. É muito importante que possamos dar um passo além na administração pública. A gente precisa acelerar os processos, dar mais transparência e reduzir os custos. Com esse sistema, o cidadão vai poder dar entrada em processo, sem precisar ir à Prefeitura. De qualquer computador ou celular, ele vai conseguir o acesso. Hoje temos um custo de quase R$ 10 milhões por ano em material de expediente, entrando no sistema digitalizado. A tendência é desse custo sumir gradativamente”.


O reitor do IFRN, José Arnóbio, disse que o SUAP foi desenvolvido há 15 anos e está presente em mais de 50 instituições, a exemplo do Instituto Federal Fluminense (IFF- Campos) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. “Este é um software gratuito, que, se a instituição fosse pagar, teria um custo de R$1,5 milhão, apenas para a implantação do sistema, e ele vai sair a custo zero e gerar uma economia considerável à Prefeitura. O prefeito Wladimir tem visão do futuro. Nem todo gestor tem essa visão, a de melhorar a máquina pública, o trabalho dos servidores e principalmente dar transparência e eficiência ao serviço prestado. O SUAP vem promover algo que a sociedade cobra: a transparência da gestão”.

Inicialmente, estarão participando do projeto-piloto o Gabinete do Prefeito; as Secretarias de Administração e Recursos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, e Transparência e Controle; Procuradoria Geral do Município; e o Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac). Ao todo, 71 servidores vão participar de um treinamento que deve durar cerca de seis meses. Desde a segunda quinzena de novembro, 36 técnicos da informação estão passando por treinamento a fim de gerar adaptação do sistema à realidade das secretarias. Os 34 profissionais restantes vão passar em breve por treinamento e vão atuar como agentes multiplicadores dentro de cada autarquia.


Além dos servidores das secretarias que vão receber a tecnologia, estiveram presentes na solenidade de assinatura do convênio o subsecretário de Administração e Contratos, Frederico Paes, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF Campos), Jefferson Manhães. E, ainda, o procurador Geral do Município, Roberto Landes, o subsecretário do Cidac, José Vicente Alves Neto, e a primeira-dama Tassiana Oliveira.


Reportagem: Angélica Paes

15 visualizações
bottom of page