top of page

Prefeitura entrega 96 novos kits de instrumentos a bandas de fanfarra




Por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), a Prefeitura de Campos entregou 96 novos kits de instrumentos musicais para as 24 bandas de fanfarra da rede municipal de ensino. A entrega foi feita pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secretário de Educação, Marcelo Feres, na sede da Prefeitura nesta terça-feira (5), e vai contribuir para que o desfile-cívico militar do Dia da Independência do Brasil, em 7 de Setembro, no Cepop, seja ainda mais brilhante.


De acordo com o prefeito, cada banda vai receber 4 kits. “Estamos investindo na Educação porque acreditamos no futuro desses estudantes. A música transforma vidas. Cada kit contém instrumentos como tuba, eufônio, trombone de marcha, trompetes, trompa de marcha, bumbo, pratos, estantes para partitura, caixa tenor de marcha, entre outros”, destacou o prefeito.





O secretário Marcelo informou que a Seduct aumentou para 24 o número de bandas de fanfarra. Até 2020, eram apenas 13. Atualmente há cerca de 850 integrantes que serão contemplados com os novos instrumentos. “A formação musical auxilia no aprendizado das disciplinas curriculares, aumenta a autoestima e significa a possibilidade de inserção social para maioria dos alunos. As fanfarras contribuem para o desenvolvimento psíquico e social dos estudantes, favorecendo a interação entre o grupo e a inclusão de crianças e jovens”, explicou.


A ação contou com apresentação da banda de fanfarra da Escola Municipal Santa Terezinha, de Baixa Grande. Estavam presentes a subsecretária de Educação, Rita Abreu; o coordenador do Departamento de Animação Cultural e Bandas de Fanfarras da Seduct, Edilson Cruz; diretores e alunos das escolas municipais.





O coordenador Edilson Cruz afirmou que esse era um sonho antigo. “Estamos muito felizes com essa aquisição dos instrumentos musicais. Com trabalho, responsabilidade e empenho, o Governo Municipal cumpre mais uma importante meta. Agora, nossas bandas estarão novamente na primeira linha no cenário municipal, no estadual e no nacional, voltando a participar com grandeza, dignidade e entusiasmo dos campeonatos e festivais, graças ao governo que trabalha com apoio e comprometimento”, destacou Edilson.



Segundo ele, além disso, a Seduct vem investindo em novos materiais de reposição e na equipe desde 2021. “No ano passado, recebemos, por exemplo, peles de bumbo, baquetas macetas e talabartes. Agradeço mais uma vez ao prefeito Wladimir, ao Secretário Marcelo Feres, e à subsecretária Rita de Cássia Abreu por mais essa conquista”, acrescentou o coordenador.


O gerente de Formação em Arte e Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Fabio Mattos, elogiou: “Esse é um grande sonho sendo realizado, um momento histórico. O último investimento foi feito em 2009. Agora, estamos vendo a felicidade e o brilho nos olhos desses estudantes e componentes de bandas que poderão tocar músicas com mais qualidade”, destacou.


O maestro Alexandre “Força Maior”, da Banda mais antiga da rede, ligada à Escola Municipal 29 de Maio, na Pecuária, está há 46 anos no movimento de bandas e afirmou que o momento é de festejar. “Há mais de 20 anos não tínhamos esse avanço tão grande. Alguns instrumentos vinham sendo reciclados. Estamos saindo de um carro com 3 para 8 marchas. Agora temos condições de fazer um trabalho ainda melhor”, frisou.





O estudante Carlos Eduardo é da Banda Santa Terezinha há 11 anos e, pela primeira vez, vai tocar em um novo instrumento. “Vai melhorar em muito nossa musicalidade. Os instrumentos antigos não atraiam novos alunos. Muitos colegas deixaram de entrar na banda por conta disso, e agora já estão mais animados. Além disso vai melhorar a sonoridade”, afirmou.



Fotos: Cesar Ferreira e Welliton Rangel

89 visualizações
bottom of page