top of page

Prefeitura lança oficialmente transporte gratuito universitário e da EJA






O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, fizeram o lançamento oficial do Programa Municipal de Transporte Universitário e Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta terça-feira (5). A solenidade de lançamento aconteceu no auditório da sede da Prefeitura e contou, ainda, com o subsecretário de Gestão Operacional da Secretaria de Educação, Nilo Manhães; vereador Álvaro Oliveira; representantes das universidades, das escolas municipais e universitários.


Atendendo a pedido do grupo, o prefeito estendeu o benefício, também, para estudantes de pós-graduação da cidade. A convocação dos representantes foi feita por Wladimir que solicitou, em caráter de urgência, a criação de um grupo de Trabalho (GT) visando à uma construção coletiva de propostas que viabilizem as regras e critérios para o cadastro dos futuros beneficiados pelo programa.




Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é atender, gratuitamente, alunos dos distritos e bairros mais afastados do Centro da cidade. Em alguns dias será aberto um cadastro on-line para que os interessados possam se inscrever.


“Chamamos esse grupo a fim de que eles nos ajudem a construir essa etapa do processo, de forma coletiva, apresentando sugestões e propostas. O transporte vai funcionar com um sistema de quilometragem livre e ficará à disposição dos estudantes de segunda a segunda, inclusive em dias não úteis, podendo atender eventos como congressos, cursos, seminários, mediante comunicação prévia”, informou o prefeito.


A medida é uma das ações previstas pelo Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. “Temos capacidade para iniciar os atendimentos a partir do dia 15 de setembro. Os ônibus já estão prontos para começarem a rodar. Por isso, quanto antes vencermos esta etapa do cadastramento, melhor. Com isso, vamos garantir acesso aos estudantes que moram no interior e não têm condições de arcar com sua condução, tendo quase sempre que trancar sua matrícula”, acrescentou Wladimir.



Segundo o secretário Marcelo, o contrato prevê dois grupos: um com 10 rotas para os estudantes universitários e outro com 10 rotas para os alunos da EJA. Cerca de 60 localidades serão atendidas com o transporte da EJA, contemplando moradores dos bairros e localidades mais distantes do Centro da cidade, como Ribeiro do Amaro, Guandu, Nova Canaã, Farol de São Tomé, Dores de Macabu, entre outras.





“Apoiar a EJA e os estudantes universitários é um compromisso que deve ser cumprido com a Educação. No caso da EJA, o país tem uma dívida com essas pessoas que não conseguiram concluir seus estudos no tempo ideal. E a gente sabe da importância de trabalhar com a EJA, oferecendo o melhor para esses alunos e ainda associando a perspectiva ocupacional e a qualificação profissional”, disse o secretário. “Estamos, com isso, ajudando a eliminar as barreiras do aprendizado”, completou Marcelo Feres.




O subsecretário de Gestão Operacional Nilo Manhães, colocou um email à disposição do grupo para envio de novas sugestões e explicou que, após o cadastro on-line, haverá validação dos dados informados junto às universidades. “A partir desses dados, faremos as rotas. Esse é mais um passo importante da Prefeitura, visando melhorar a qualidade do ensino em Campos”, disse o subsecretário.


Fotos: Cesar Ferreira

43 visualizações

Σχόλια


bottom of page