top of page

Professores substitutos também começam a receber Chromebooks




 

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) incluiu os professores substitutos na lista dos funcionários aptos a receberem os Chromebooks, para desenvolverem as atividades pedagógicas e administrativas. Neste caso, acontece a cessão de uso na modalidade empréstimo para uso no período contratual que antecede até seis meses de encerramento do seu contrato temporário. A medida foi regulamentada pela Portaria 027/2024, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (1º). Acesse aqui.


Também estão na lista os professores, pedagogos, auxiliares de Secretaria, diretores e diretores adjuntos das unidades escolares, ocupantes de função gratificada, e comissionados integrantes da estrutura organizacional da Seduct.

 

Os professores readaptados, enquanto permanecerem nesta condição e que realizarem serviços equivalentes ao de auxiliar de secretaria, receberão o equipamento mediante apresentação de declaração emitida pelo diretor da unidade escolar em que atua, informando que suas atividades equivalem ao de auxiliar de secretaria.

 



Os educadores contratados da Escola Municipal Professora Olga Linhares Corrêa, em Guarus, foram os primeiros a receberem os equipamentos. A entrega foi feita pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a coordenadora dos laboratórios de Tecnologias Digitais, Anna Karina Vieira de Azevedo, e a assessora técnica Catia Mello. 


A unidade escolar conta com 18 professores contratados, que atuam no Ensino Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, são 29 professores, entre contratados e efetivos, e 348 alunos.

 

O secretário ressaltou que a medida representa um reconhecimento de toda Rede Municipal ao professor contratado. A entrega a essa categoria acontece após a Seduct ter atendido aos demais professores estatutários.

 

“O que estamos fazendo aqui hoje é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por esses profissionais nas escolas do nosso município. A Rede depende muito do professor de contrato, por isso, estamos valorizando esses educadores. Terminamos a entrega dos Chromebooks para os professores efetivos, chegamos à letra Z, e agora vamos fazer a distribuição aos contratados para que todos se sintam acolhidos. O equipamento é muito importante porque, além de ser útil na sala de aula, é necessário para que todos possam acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para termos uma gestão informatizada. Vale ressaltar ainda que os professores contratados terão ainda direito ao piso nacional anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho. Isso é Justiça, isonomia.  Que vocês possam utilizar essa importante ferramenta nesses próximos semestres e ajudar nossos alunos a aprenderem ainda mais. Parabéns e muito obrigado por acreditarem na nossa secretaria e na nossa Educação”, disse Feres.

 

Anna Karina também reforçou a ideia de valorização dos professores contratados. “Essa entrega é a chance de oportunizar a esses educadores o acesso às ferramentas tecnológicas e a facilidade de usar as ferramentas que temos como o SUAP e o Google Space e, assim, contribuir ainda mais para a prática deles em sala de aula”, pontuou, acrescentando que já foram entregues 2.695 Chromebooks desde o ano passado.


Gestora da Olga Linhares, Danielle Mothé falou que os Chromebooks vão ajudar muito no planejamento de aulas. "Com certeza vai ser muito útil para trabalhar com os alunos. Foi uma felicidade receber esses equipamentos. Uma forma de valorizar os professores contratados", declarou Danielle.

 



Professora contratada, Marinês de Souza Rios está na Olga Linhares desde fevereiro deste ano e dizsse que ficou muito feliz quando soube que iria ganhar o Chromebook. “Sem dúvida vai ajudar muito no planejamento e na execução das aulas a partir de agora. É uma maneira de nos deixar também mais atualizados”, contou a professora.

 

Assim como Marinês, Lídia Costa Ramos de Souza também atua como professora contratada na Olga Linhares. Ela começou em julho do ano passado e disse que ficou surpresa quando soube que iria ganhar o computador. “Estou surpresa e contente. Com certeza vai ajudar muito na sala de aula. É uma peça fundamental, hoje, na Educação. Vai dar mais dinamismo e interação às aulas e os alunos vão ficar muito felizes”, considerou Lídia.



Por Mariane Pessanha - Fotos: Mauro Antônio


550 visualizações

Comments


bottom of page