top of page

Prova Saeb continua sendo aplicada na rede municipal esta semana




Alunos do 5° e 9° anos de escolaridade de 63 escolas da rede municipal de ensino fizeram a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na semana passada. O exame começou a ser aplicado no dia 7 de novembro. Na segunda-feira (13), serão mais 22 e outras 15 na terça-feira (14), totalizando 100 escolas em Campos.


Escolas Municipais como Professor Paulo Freire, Maria Arlete Azevedo Araújo, João Goulart, Donana, José do Patrocínio, Alberto Lamego, Felício Sarlo, Maria Antônia Pessanha Trindade, Marlene Henriques Alves, Santo Antônio, Sebastião Ribeiro de Deus e Senador Tarcísio Miranda já foram atendidas.





Os professores e diretores estão fazendo diversas propostas de acolhimento para que os alunos se sintam mais tranquilos durante as provas. É o caso, por exemplo, da Escola Maria Lúcia, no Turfe Clube, que espalhou mensagens motivacionais pela unidade e distribuiu chocolates com bilhetinhos desejando sucesso e um bom desempenho.





O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, continua visitando as escolas diariamente para acompanhar, de perto, os trabalhos. Desde o início desse semestre, Feres tem realizado reuniões para conversar com os gestores, diretores adjuntos, professores e pedagogos sobre a importância da avaliação, oferecendo assessoramento técnico in loco e tirando dúvidas dos servidores.


“Ao longo do ano fizemos vários simulados com nossos alunos e também a prova interna CAED, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), preparando para a prova Saeb”, destacou Marcelo.





O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.





O exame permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.


“Esse é um momento importante para mostrar que nossa rede tem feito um trabalho excepcional desde 2021. A partir do Saeb teremos o Ideb do município e de cada escola municipal. Tenho certeza de que, com o esforço dos nossos profissionais e alunos, teremos um excelente resultado. Façam a prova com responsabilidade e atenção e boa avaliação para todos. Estou certo de que teremos do que nos orgulhar, por tudo o que tem sido feito ao longo desses últimos 3 anos”, comentou o secretário.



54 visualizações
bottom of page