Secretaria de Educação continua sendo polo de vacinação contra Covid e gripe

Os interessados em receber a vacina devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação

Foto: Wellington Rangel


Os profissionais da rede municipal de ensino estão sendo vacinados contra Covid-19 e contra gripe na própria sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Centenas de servidores já foram contemplados. O atendimento acontece das 9h às 15h. As doses contra gripe estão sendo ofertadas também à população em geral. No caso dos imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca, essas estão sendo garantidas as segundas doses aos profissionais da Educação.


De acordo com o secretário, professor Marcelo Feres, os interessados em receber a vacina devem levar RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação. As gestantes devem levar, ainda, cartão de pré-natal. “A medida está facilitando a vida dos nossos servidores que, ao buscarem a Secretaria para resolver demandas da educação, já conseguem otimizar tempo e aproveitam para receber a vacina, sem precisar se dirigir a uma unidade de saúde”, comentou Marcelo.


A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, lembrou que, em algumas semanas, a Seduct será polo também de testagem para detecção de covid-19. "O serviço será voltado aos profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino. A medida visa conter o contágio da doença na cidade. Além disso, integra o Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro que também dispõe do sistema de retrovigilância nas unidades escolares municipais", disse.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de vacinação contra influenza começou no dia 19 de abril para grupos prioritários e foi ampliada para livre demanda pelo Ministério da Saúde, com objetivo de reduzir os casos graves de gripe que também sobrecarregam o sistema de saúde.


Quem teve diagnóstico positivo para Covid-19 deve esperar 30 dias, a contar da data do início dos sintomas, para tomar a vacina. Quem tomou a vacina contra covid deve aguardar 15 dias.

“A vacina contra a gripe é tão importante quanto a da Covid-19, porque ajuda na prevenção dos casos graves e óbitos no período de maior incidência da doença e, por isso, é importantíssimo que as pessoas procurem um dos postos para tomar vacina”, esclarece o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Rodrigo Carneiro.


Reportagem: Kamilla Uhl

36 visualizações