Secretaria levanta demanda para soluções na área de inovação

Estão envolvidos o IFF Campos-Campus Centro e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

Foto: César Ferreira


A Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação está realizando levantamento de demandas de mão-de-obra dos órgãos da Prefeitura de Campos para propor soluções que exijam inovação. Até terça-feira (31) recebeu os resultados da busca para que, neste mês de setembro, seja entregue ao Instituto Federal Fluminense (IFF-Campos) – campus Centro e, assim, possam construir soluções. A ação faz parte de uma parceria firmada no final de julho com o IFF e que também inclui a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.


- Esta semana estaremos recebendo as demandas e encaminhando para o IFF para que soluções sejam construídas, através de estudos e projetos com professores da instituição de ensino, uma parceria que poderá render muitos frutos muito positivos em termos de inovação, capacitação e empregabilidade – afirma o diretor executivo de Inovação, Niander Cerqueira.


Assim como o secretário da pasta, Marcelo Neves, e o diretor de Inovação, também, participa deste projeto a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora Macedo, da Secretaria de Educação. Niander explica que, através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, estão sendo criados mecanismos para empresários da região abarquem projetos de inovação.


- Estamos fomentando outras questões, como criar mecanismos para que empresários da região abarquem projetos de inovação, através da Lei do Bem, projeto de incentivo à inovação da empresa privada e que a gente quer, junto com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, propor aos empresários, através de treinamento, divulgação da lei e suporte para aplicação do uso da lei – explica o diretor, ressaltando também a participação do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac).


Outros parceiros importantes neste processo, segundo Niander, são o Polo de Inovação do IFF, que possui possibilidades de parcerias para projetos de inovação com investimento da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O polo está localizado no Km-158 da BR-356, estrada que liga Campos a São João da Barra, e a TEC Campos, incubadora de empresas que, entre os projetos, tem o estímulo à criação de Start Ups. “Temos tido algumas reuniões para alinharmos parceria. Existem alguns programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo federal, que também queremos utilizar para auxiliar na inovação do nosso município”.


Por: Redação

42 visualizações