top of page

Seduct inicia ação Aprenda + Professor com o Programa Eduten



A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) dará início, neste mês de abril, ao projeto Aprenda + Professor. A ação acontece inicialmente em três unidades: Escola Municipal Marechal Costa e Silva, Branca Peçanha e Ciep Carmem Carneiro. O objetivo é auxiliar no planejamento e execução das aulas de Matemática e Projetos de Computação, utilizando o Eduten como ferramenta pedagógica, com foco no aumento da utilização por parte de professores(as) e estudantes. 

 

De acordo com o Diretor Pedagógico da Eduten, Arnaldo Vhieira, a ação visa também engajar o professor na utilização do recurso, enquanto ferramenta pedagógica digital para ensino da matemática. Ele explicou ainda que a partir dessas três escolas, o trabalho vai ser ampliado para outras unidades. Esta semana os profissionais da Eduten estão visitando as unidades, conversando com os educadores e marcando o "Aprenda + com cada um deles.

 



A ação acontece através de um grupo de profissionais da Eduten que vai até as unidades e junto com os professores de Matemática e Projetos de Computação planejam as suas aulas, auxiliando esse professor no planejamento das disciplinas e inserindo o Eduten no cronograma da semana, para que o estudante possa, semanalmente, utilizar o programa na sala de aula.

 

“Além disso, o professor da Eduten participa das aulas, auxiliando o educador, dando suporte, apoio, sanando as dúvidas da utilização da ferramenta. Este ano, o foco é exatamente trabalhar o professor e engaja-lo na utilização do programa em sala, enquanto ferramenta pedagógica, sempre com o objetivo de desenvolver as habilidades matemáticas dos estudantes e fazer com que esse aluno possa vivenciar a experiência continuadamente, seja em sala de aula e também nas suas residências, por meio de lições de casa”, explicou Arnaldo.

 



Gestora da Escola Municipal Branca Peçanha, Neilce Falquer, contou que o Eduten foi um instrumento pedagógico de grande valia em 2023, que atendeu as crianças de 4° e 5° ano, ajudando e incentivando os alunos a aprender matemática.  “Este ano estamos começando novamente a ação e agora atendendo as crianças de 3° a 5° ano. A expectativa desse recomeço está sendo grande tanto das crianças quanto dos professores, dos que já conhecem e dos que ainda vão conhecer a ferramenta", disse Neilce.

 

O Eduten é um caderno digital de matemática gameficada, usado mundialmente e com alto grau de sucesso, criado na Finlândia por profissionais de educação.




Fotos: Wellington Rangel


123 visualizações
bottom of page