
A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participou esta semana do Encontro da Coordenação do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (GAFCE/RJ). O evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Atlântico Búzios Convention, em Búzios. A Assessora Especial da Seduct, Cátia Mello e a coordenadora de Prestação de Contas, Martha Castori, participaram da solenidade.
O objetivo do encontro foi fortalecer ações para que os conselhos escolares se efetivem na prática de modo que as questões pedagógicas sejam trabalhadas. Cerca de 40 municípios estiveram presentes. Catia Mello destacou que Campos vai sediar o encontro estadual ou regional do GAFCE .
“Agradecemos a Coordenação Estadual do Grupo Articulador do Estado do RJ pelo convite e estaremos estreitando o diálogo de forma a avaliar como implementar os Conselhos Escolares em nossa rede municipal. Nosso município se colocou à disposição para sediar o encontro no próximo ano”, disse.

Martha ressaltou a importância da participação da Seduct no evento. “Dentro do princípio de gestão democrática que vem sendo aplicado pelo Secretário Marcelo Feres, instaurar os Conselhos Escolares nas nossas unidades ampliará ainda mais a participação da comunidade escolar, através da “voz” dos alunos, pais, professores, pedagogos e demais funcionários. Nossa participação no evento foi de muita relevância para o início deste projeto de fortalecimento da democracia, mais uma ferramenta a ser utilizada na melhoria da qualidade de ensino”, completou.
A Coordenadora do GAFCE/RJ, Marcia Alves Corrêa, falou sobre a relevância do encontro para a Educação. “As reuniões do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares são de fundamental importância para que ocorra o intercâmbio de experiências positivas sobre a atuação dos conselhos escolares como órgãos colegiados que têm como função debater, acompanhar e deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas e financeiras das escolas. Precisamos fazer com que as leis se tornem ações e acreditamos que os articuladores dos conselhos escolares podem promover as mudanças em cada âmbito de sua atuação”, pontuou.
Comentários