As Salas de Recursos são espaços pedagógicos especializados que oferecem apoio ao processo de aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades e superdotação. Elas complementam o ensino regular, proporcionando atividades adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. E, para que a comunidade escolar possa conhecer ainda mais os benefícios desses espaços, no dia 10 de dezembro, vai ser realizada a Mostra Municipal de Trabalhos das Salas de Recursos, na sede da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), das 9h às 16h.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Seduct, Raquel Linhares, no mesmo dia também vai ser realizada uma roda de conversa sobre a importância das Salas de Recursos. O evento é dedicado a apresentar as práticas pedagógicas e os projetos desenvolvidos em 45 Salas de Recursos do município.
Os convidados da Roda de Conversa serão professores das Salas de Recursos, especialistas em educação inclusiva, gestores educacionais e alunos que frequentam as salas. Os temas abordados vão ser: Recursos materiais, humanos e tecnológicos indispensáveis para uma sala eficaz; Quais são os principais obstáculos no atendimento educacional especializado e como superá-los; Histórias e depoimentos sobre como o trabalho desenvolvido nas salas tem transformado a vida dos alunos; e O papel do entorno no processo de inclusão.
De acordo com Raquel, durante a roda de conversa, o público poderá enviar perguntas, que serão respondidas pelos participantes.
“A importância desse projeto é imensa, especialmente para promover a inclusão e destacar o papel das salas de recursos no desenvolvimento dos estudantes com necessidades educacionais específicas. A mostra evidencia como a educação inclusiva está sendo implementada no município, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham acesso ao aprendizado de forma adaptada. Reunir 45 salas de recursos permite a troca de experiências entre educadores, alunos, famílias e a comunidade, promovendo uma rede de apoio e aprendizado mútuo”, citou Raquel.
A coordenadora disse ainda que professores das salas de recursos vão ter a oportunidade de mostrar suas práticas pedagógicas, materiais desenvolvidos e resultados alcançados, reforçando a importância do trabalho especializado.
“Os alunos podem apresentar suas conquistas, o que aumenta sua autoestima, confiança e senso de pertencimento, além de mostrar à comunidade suas capacidades e talentos. Além disso, a mostra também serve como uma ação de sensibilização, mostrando à comunidade a importância da educação inclusiva e como ela beneficia não apenas os alunos atendidos, mas toda a sociedade. É uma oportunidade para compartilhar metodologias inovadoras que podem ser replicadas em outras escolas e contextos educacionais. Esse tipo de evento fortalece a educação inclusiva e demonstra o compromisso do município com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva”, finalizou Raquel.
Por Mariane Pessanha - Fotos: Educação Especial Inclusiva
Comentarios