top of page

Segunda edição do Caravana da Educação com apoio de órgãos parceiros





A Guarda Municipal, Procon e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram os principais parceiros da segunda edição do Caravana da Educação, realizada neste sábado (19), na Escola Municipal Doutor Getúlio Vargas, em Tocos. A mostra de animais peçonhentos exibidos CCZ foi um dos espaços preferidos do aluno Enzo Gabriel, 4 anos. O órgão ofereceu, ainda, serviços como vacinação antirrábica para cães e gatos, adoção de pets, além de informações acerca de doenças como Dengue, Zika e Chingunya.


Também aluna da escola, Alice Ferreira Pinto adotou a cachorrinha Sol há uma semana e trouxe o bichinho para conhecer a sua unidade escolar. Ela também aproveitou e inscreveu Sol no desfile moda pet realizado durante o Caravana da Educação. "Estou gostando muito. Trouxe Sol para conhecer meus amiguinhos e o local onde estudo e ela gostou muito", disse Alice.



Diretor do Centro, Carlos Morales, acrescentou que o Caravana é importante por ser um trabalho intersetorial.


"É essencial porque temos visitado escolas municipais de diferentes localidades e mostrado à comunidade o trabalho desenvolvido no CCZ. Além disso, é uma vitrine importante para mostrarmos os animais que aguardam para serem adotados. Temos ainda o projeto Um Dia com seu Pet na Escola, onde nossos veterinários falam sobre os cuidados que o tutor deve ter e ainda a importância de mantê-los vacinados", comentou.



Já a Guarda Civil Municipal participou fazendo a segurança no entorno da escola. O comandante Wellington Levino disse que a ação é importante para que a comunidade possa ver que a Guarda não é só repreensão mas é também um setor com programas sociais como o Ronda Escolar e o Canil, mostrados na primeira edição do Caravana da Educação, realizada na Escola Municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera, no mês de julho.


"O Caravana tem nos ajudado a integrar ainda mais a Guarda com a população, mostrando que temos muitos trabalhos interessantes e que vão ao encontro do interesse da comunidade", disse Levino.


O Procon distribuiu cartilhas sobre serviços públicos e a relação de consumo. O diretor, Fabiano de Paula, destacou que é essencial conversar com as pessoas para que possam conhecer seus direitos enquanto consumidores. "Principalmente as que moram em locais mais distantes do Centro, muitas ainda desconhecem algumas leis de proteção. O Caravana é importante porque nos proporciona esses encontros", ressaltou Fabiano.





O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, falou sobre a importância de contar com a ajuda de órgãos municipais parceiros. "Essa ação intersetorial é muito valiosa porque mostramos o que está sendo produzido e realizado por cada parceiro. E quem ganha com isso é a população que recebe em seu local de origem serviços importantes como os do CCZ e do Procon, evitando que precise ir ao Centro para vacinar animais, por exemplo", disse o secretário.


Moradora de Tocos, Diana Constantino, tem 5 cães e trouxe o primeiro deles, o Thor, para vacinar. "Se não fosse esse evento, hoje, eu teria que levá-los até uma clínica veterinária para imunizá-los. Como trabalho durante toda a semana é mais difícil fazer isso. Gostei muito do evento", finalizou Diana.




84 visualizações

Comments


bottom of page