top of page

USP acompanha implantação do Programa Família na Escola que começa dia 07

A Universidade desenvolverá pesquisa acadêmica sobre o programa na rede municipal de ensino. A primeira unidade contemplada será a Escola Municipal 29 de Maio

Foto: Divulgação


Alinhada ao Ministério da Educação (MEC), a Universidade de São Paulo (USP) está acompanhando a implantação do Programa Família na Escola (PFE), em Campos. O objetivo é desenvolver um monitoramento e pesquisa acadêmica na rede municipal de ensino, visando o avanço do programa em outras cidades do país. O programa será implementado na Escola Municipal 29 de Maio, no bairro Pecuária, a partir do dia 7 deste mês, de acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres.

Representantes da USP participaram de reunião virtual na semana passada, com membros do Programa Saúde na Escola (PSE), para tratar do assunto. A professora doutora Márcia Melo, livre docente do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora da pesquisa “Avaliação formativa e do processo de implementação do programa piloto Família na Escola nas modalidades virtual e presencial”, falou sobre a parceria:

"Certamente a parceria com Campos para a realização da pesquisa sobre o processo de implantação do Programa Piloto Família na Escola nos fornecerá informações essenciais para seu aprimoramento e passos futuros”, afirmou.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, do Instituto de Psicologia da universidade, a pesquisadora Iara da Silva Freitas também participou da reunião, bem como a coordenadora do PSE, Cátia Mello, além dos educadores do Projeto/PSE-Campos: João Paulo de Oliveira, Thais Larissa, Elaine Virgílio, Kelly Paes, Mariany Andrade e Luciana Lobo.

“Para a equipe de Educadores do PSE responsáveis pela implementação do Projeto Piloto Família na Escola em Campos dos Goytacazes, a reunião foi extremamente proveitosa, reafirmando o objetivo de buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e o desenvolvimento integral da criança por meio da promoção da parceria entre a família e a escola. A equipe está empenhada em contribuir para a efetivação do Projeto e da pesquisa no município.


Reportagem: Kamilla Uhl

32 visualizações
bottom of page