

PROGRAMAÇÃO
🗓️ 13/09
📍 TRIANON
17h
Credenciamento
18h
Abertura
Participação:
-
Academia Bullet Danças Ana Cláudia Bullé
-
Blessing Comunicação Estratégica
-
EM Amaro Prata Tavares
19h
Palestra
TEMA: Inteligência Artificial na Educação
Palestrante: Júlio César Pereira
EMENTA: Introdução à Inteligência Artificial na Educação. Tendências e Exemplos Práticos. Cultura Maker e Educação Tecnológica. O Futuro da Educação Impulsionado por IA.
20h
Palestra
TEMA: Tecnologia, Cultura e Inovação na Educação no Século XXI
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Artur de Carvalho Arêas
EMENTA: Tecnologia como fluxo. Tecnologias de informação e comunicação na educação. Tecnologia e metodologias de ensino e aprendizagem. Cultura digital e educação. Inovação na educação.
🗓️ 14/09
📍 TRIANON
8h
Credenciamento
9h
Abertura Vídeo Institucional
9h30
Palestra
Tema: COMO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM INFLUENCIAR OS PROCESSOS COGNITIVOS
Palestrante: Profª Ms. Roberta Santana Barroso
EMENTA: As inovações tecnológicas vêm trazendo transformações significativas para a sociedade em geral, principalmente a partir da segunda metade do século passado. No campo da educação tais efeitos também têm se mostrado relevantes e um de seus impactos mais expressivos têm sido sobre os processos cognitivos. Profissionais da educação vêm se mobilizando de forma crescente para interagirem com esta nova realidade digital que pode trazer uma verdadeira revolução aos processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Entendemos que a incorporação das inovações tecnológicas é fundamental para as práticas educacionais que estejam na vanguarda deste processo histórico. Porém conhecer os seus efeitos de potencialização das capacidades cognitivas, ressignificar as intencionalidades educativas, compreender as fases da vida em que o estudante se encontra, suas realidades de vida e conhecer como se dão os processos cerebrais cognitivos é determinante um planejamento educacional que vise a ampliação da visão de mundo deste aluno, uma formação pautada em valores humanos, sociais e éticos. Desta forma trazer informações e suscitar reflexões sobre como as tecnologias digitais podem influenciar os processos cognitivos dos estudantes no processo de transformação da informação em conhecimento por meio da criatividade e do raciocínio lógico na dinâmica de ensino e aprendizagem ao longo de sua formação escolar.
10h30
Painel
Tema: O IMPACTO DAS FAKE NEWS NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA E DO CONHECIMENTO
Debatedora/Mediadora: Juliana Lima (IFF)
Painelistas:
-
Profª Drª Bianca de Castro (UCAM/ISE),
-
Prof. Dr. Carlos Alexandre A. Campos(UERJ/ISE)
-
Prof. Dr. Heitor Benjamim (UNIFLU)
-
Cláudia Eleonora Ribeiro Alves (Jornalista)
EMENTA: Os números impressionantes de compartilhamentos de notícias falsas nas redes sociais apontam para um problema maior: a falta de visão crítica das pessoas no meio digital. Apesar de boa parte dos compartilhamentos das notícias falsas ser feita pelos chamados bots – contas automatizadas criadas para replicar as mensagens nas redes sociais e influenciar o debate público -, um estudo do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), o mais extenso sobre fake news até agora, apontou que a difusão de conteúdo mentiroso se dá mais pela ação humana do que dos robôs. A pesquisa, que analisou notícias postadas no Twitter entre 2006 e 2017, também demonstrou que as informações inverídicas se espalham mais rápido do que as verdadeiras. Nesse cenário, cresce a necessidade de abordar o assunto em sala de aula e formar um cidadão digital completo. O jovem precisa entender os limites da cidadania on-line e a escola não pode se eximir do papel de educar crianças e jovens para uma prática cultural – educativa, midiática, tecnológica – responsável, ainda mais numa sociedade cada vez mais protagonizada pelas mídias. Portanto, além das informações técnicas, também é importante que a escola ofereça uma formação mais abrangente, que desenvolva uma posição crítica dos jovens com relação ao que leem e vivenciam na internet. Isso porque, as principais características das fake news são as manchetes sensacionalistas e o texto alarmista, que apela para o emocional. Esse tom de alarme se dá para aproveitar a polarização ideológica que tem marcado a atualidade, que leva as pessoas a acreditarem apenas no que dialogam com suas visões de mundo.
13h
Credenciamento
13h30
Abertura - Vídeo Institucional
14h
Palestra
Tema: UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO AGENTE MOTIVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Palestrante: Prof Luemy Avila
EMENTA: Computação na Educação Básica - PNED Política Nacional Educação Digital para promover os eixos da computação na educação através de estratégias inovadoras de forma transdisciplinar sob a perspectiva da matética por uma aprendizagem significativa e criativa para uma sociedade conectada responsável ética democrática e inclusiva.
15h
Palestra
Tema: EXPLORANDO AS CONEXÕES ENTRE ALUNOS E PROFESSORES ATRAVÉS DE VIDEOAULAS
Palestrante: Prof. Ms. Marco Antônio Coelho
EMENTA:O Mundo das Vídeoaulas na Educação Moderna. Vantagens das Vídeoaulas na Construção de Relações Educacionais. Humanização da Educação a Distância por Meio de Vídeoaulas. Estabelecendo Relações de Confiança e Apoio. Desafios e Soluções na Construção de Conexões Significativas. O Futuro das Conexões Educacionais com o Avanço Tecnológico. Visão de futuro: como as tecnologias emergentes moldarão a relação entre alunos e professores. Exploração de possíveis integrações de realidade virtual, inteligência artificial e aprendizado adaptativo.
16h
Palestra
Tema: A FORMAÇÃO DO LEITOR EM TEMPOS DE LETRAMENTO DIGITAL
Palestrante: Profª Ms. Cyntia dos Santos Jorge
EMENTA: A formação do sujeito leitor, assunto desta palestra, atravessa fatores linguísticos, sociais e subjetivos. Esses fatores estão presentes tanto no letramento tradicional quanto no digital, e aquele inclui conhecimento e habilidade necessários para a era eletrônica, que não substituem o letramento tradicional, apesar de o letramento digital pedir algo a mais que somente as habilidades da forma tradicional, porque pressupõe necessidade para responder às demandas sociais da era digital. Em âmbito educacional, as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação apresentam-se como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem, bem como colaboram para ampliação desse acesso, proporcionado, a partir da acessibilidade à rede de internet, aos livros digitais, avançando no estímulo à leitura. Portanto, a palestra tem como objetivo problematizar os papéis da escola e do professor, enquanto multiplicadores dos letramentos tradicional e digital, adotando práticas que utilizem os meios digitais de forma significativa aos alunos, a fim de adquirirem competências necessárias da era atual.
🗓️ 15/09
📍 UENF
9h
Palestra
Tema: ROBÓTICA PARA UMA EDUCAÇÃO 5.0
Palestrante: Silvana do Rocio ZillI
EMENTA: A robótica é uma prática que explora diferentes elementos tecnológicos sem perder de vista o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, importantes para serem trabalhadas desde os primeiros anos na escola. Propicia abordagens relacionadas a aprendizagem colaborativa, a metodologia STEAM, ao pensamento computacional, entre outros enfoques para tornar a aprendizagem inovadora e dinâmica, colocando o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Alguns cases serão apresentados que demonstram o potencial da robótica educacional.
10h
Palestra
Tema: METODOLOGIAS ATIVAS NAS SALAS DE AULA UMA “REALIDADE”
Palestrante: Ana Beatriz de Oliveira Rangel
EMENTA: A oficina sobre Metodologias Ativas nas Salas de Aula, uma realidade. Tem por objetivo despertar nos educadores a velocidade das mudanças no mundo, compreender, aplicar e adaptar algumas abordagens pedagógicas que promovem o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem. Utilizando uma abordagem teórica, prática e interativa, os cursistas serão levados a refletir sobre as mudanças no mundo, as gerações e suas características, serão apresentados a conceitos fundamentais das metodologias ativas e explorarão estratégias inovadoras para envolver os estudantes de forma mais significativa em sala de aula.
14h30
Oficina
Tema: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM E-BOOKS
Palestrante: Iara Lima
EMENTA: Você sabe como contar histórias para seu aluno e engajá-lo? Falar em público é um desafio temido pela maioria das pessoas, fazer uma boa apresentação requer controle emocional e o uso de algumas dicas que serão apresentadas nesta oficina. Aprenda a contar histórias. Conquiste a sua plateia, incentive a leitura e vamos juntos espalhar cultura por aí.
15h30
Painel
Tema: REDES SOCIAIS, EMPREENDEDORISMO E COMUNICAÇÃO
Mediadora: Euline Alves
Influencers:
-
Carlos Frederico Silva
-
Rodrigo Araújo Ribeiro “Lamparão Tisgo”
-
Alessandra Ribeiro
-
Tomais Pereira “O pagodeiro Oficial”
EMENTA: Não é novidade que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Mas você sabia que o Brasil é um dos países da América Latina que mais se utilizam das redes sociais, ganhando cada vez mais adeptos nesses canais de comunicação e relacionamento?
As redes sociais, além de serem plataformas de entretenimento, são também ótimas ferramentas para fazer negócios. Isso porque o público que as utiliza, na maioria dos casos, também está sempre à procura de produtos ou serviços, e aproveita a comunicação das redes sociais, para ficar por dentro de promoções e novidades.
Por isso, as redes sociais são ferramentas muito importantes para todo tipo de negócio e estabelecer presença nelas é fundamental. Quer saber por que investir nas redes sociais para empreender? Participe desta imperdível mesa de debates!

Prof. Júlio César Pereira
Especialista em educação e inovação, com mais de 7 anos de experiência no setor. Ele tem se destacado por desenvolver projetos inovadores e conduzir formações de professores em todo o país. Sua expertise abrange não apenas a cultura maker, mas também o desenvolvimento e participação em campeonatos de robótica, engenharia robótica e criação de materiais didáticos para diferentes níveis de ensino.

Prof. Dr. Carlos Artur de Carvalho Arêas
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1990) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), na Área de Concentração de Políticas e Gestão Institucional. É professor do Instituto Federal Fluminense, onde exerceu as funções de Diretor Geral de Campus, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Extensão e Diretor de Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional, entre outras. É membro do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação, desde 2019. Atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, entre 2012 e 2016, como Coordenador Geral de Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica e Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, onde foram desenvolvidas diversas iniciativas vinculadas ao PRONATEC, como a Bolsa Formação, o Brasil Profissionalizado e a Rede e-Tec Brasil. Ocupa, desde 2017, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Fluminense.

Profª Ms. Roberta Santana Barroso
Doutoranda em Cognição e Linguagem (UENF)
Mestre em Cognição e Linguagem (UENF)
Graduada em Letras (UNIG) e Pedagogia (FAVENI)
Especialista em:Psicopedagogia (UNIG); Gestão Escolar(FAVENI); Linguística Aplicada à Educação (FAVENI); Docência em EaD (Estácio de Sá); Linguagem, Tecnologia e Educação (UFMG).
Atuação profissional: Professora de Língua Portuguesa; Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar (SEEDUC/SUPED/COOGEP) e Revisora didática e linguística.

Juliana Lima
Jornalista, especialista em Assessoria de Comunicação Pública e Privada, Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, com pesquisa voltada para Comunicação Pública. Diretora de Comunicação do Instituto Federal Fluminense.

Profª Drª Bianca de Castro
Doutora em Sociologia Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense (PPGSP/UENF). Mestre em Políticas Sociais (PPGPS/UENF). Advogada (FDC/OAB-RJ). Socióloga (UFF). Licenciada em História (Uniflu). Pós Graduada em Direito Público (Uniflu). Especialista em Educação inclusiva, especial e políticas de inclusão (UCAM-RJ). Docente do curso de Direito dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (ISECENSA), lecionando as disciplinas Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito, Direitos Humanos e Direito Internacional. Docente do curso de Direito da Universidade Cândido Mendes (UCAM), atuando nas disciplinas Introdução à Sociologia, História do Direito e TCC2. Docente da disciplina Filosofia do Direito na modalidade EAD. Atua também nos cursos Serviço Social, Pedagogia, Letras, História da UCAM/EAD. Realiza pesquisas nas áreas de educação, políticas educacionais, políticas de inclusão, ações afirmativas, acesso, permanência e evasão de estudantes com deficiências ao ensino superior, deficiência, estigmatização de pessoas com deficiência, acesso, permanência e evasão escolar, exclusão escolar, desigualdade educacional, social, pobreza, cotas, diversidade, violência contra a mulher, violência de gênero, sociologia jurídica, direito de família, direitos humanos e temas afins.

Prof. Dr. Carlos Alexandre A. Campos
Mestre e Doutor pela UERJ.Professor UERJ, Coordenador Direito - ISECENSA. Advogado, Ex-assessor de Ministro do STF.

Prof. Dr. Heitor Benjamim
Bacharel em Ciências Sociais. Mestre e Doutor em Sociologia Política. Possui pós-doutorado em Políticas Sociais. Atualmente é professor no curso de Direito do UNIFLU.

Cláudia Eleonora Ribeiro Alves
Formação acadêmica em publicidade e propaganda e jornalismo. Já foi telejornalista em emissoras do sistema Globo . Hoje, atua como gerente de jornalismo da RecordTv Interior RJ, com área de cobertura nas regiões norte e noroeste fluminense, região dos lagos e parte da região serrana.

Prof. Ms. Marco Antônio Coelho
Doutorando em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-2023); Mestre em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-2013) Especializações: Docência em Sistemas de Informação (FACULMINAS-2023); Neurociências Clínicas (Faculdade Educaminas-2020); Designer Instrucional para EAD Virtual (UNIFEI-2008); Docência no Ensino Superior (UNIG-2007); Desenvolvimento de sistemas em Java e PHP(FACULMINAS-2023); Perícia Forense Computacional (FACULMINAS-2023);Aperfeiçoamento em Educação à Distância(UFMG-2013) Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - MG(2006). Atuando nas seguintes áreas: Perícia Judicial Grafotécnica, Perícia em Tecnologia da Informação (TJMG, TJTMG,TJF), Produção de Material didático para Ensino à Distância, Tutoria On line e Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada na Educação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Produção de Cursos Massivos Online (MOOC). Metodologias ativas de aprendizagem, Avaliador Institucional de Cursos de Graduação INEP/MEC. Atualmente realizando pesquisa sobre Neurotecnologias NeuroFeedback em alunos com TDAH.

Prof Luemy Avila
Designer Educacional, Coordenadora do programa #Inovareaprender

Profª Ms. Cyntia dos Santos Jorge
Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF; especialista em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente, na Universidade de Brasília - Unb; especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, pelo Instituto Federal Fluminense - IFF; graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas, pelo Instituto Federal Fluminense - IFF; graduada em Direito, pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, com aprovação na Prova da OAB; graduada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. Atua como Agente Socioeducativa, no Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde coordena a Sala de Leitura da Instituição e media os cursos oferecidos pela plataforma Recode; e atua como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, no Colégio Alpha.

Silvana do Rocio Zilli
Formadora e coordenadora do projeto de robótica educacional na Brink Mobil
Graduada em Bacharelado em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui especialização em Informática na Educação pela mesma instituição. Graduanda em Pedagogia pela Unopar e cursando Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação na UTFPR. Mestre em Engenharia da Produção - Mídia e Conhecimento com ênfase em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal de Santa Catarina, cujo projeto de pesquisa foi Robótica Educacional. Docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Tecnologia Educacional. Experiência na capacitação de professores da rede pública e particular. Presta consultoria educacional para instituições públicas e privadas na área de Tecnologia Educacional. Autora de livros didáticos em robótica educacional.

Ana Beatriz de Oliveira Rangel
Formadora e coordenadora do projeto de robótica educacional na Brink Mobil
Pedagoga no município de Macaé há 14 anos.
Professora a 23 anos no Município de Quissamã, onde atuou 10 anos como professora
de informática e atualmente é coordenadora de Tecnologia Educacional
Pedagoga formada pela FAFIC
Pós graduada em Informática em educação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras
Pós graduada em Tecnologia Educacional pela FAVENE
Pós graduada em Metodologias Ativas na docência da educação pela UNINTER
Mestranda em Educação com a linha de pesquisa nas TICs

Iara Lima
Atriz , professora em artes, turismóloga, coordenadora do Grupo Faz de Conta e artesã.



Carlos Frederico
Silva
Rodrigo Tisgo
Criador de conteúdo digital
Alessandra Ribeiro
Jornalista, Executiva do SBT Campos/RJ e Influenciadora
Colunista Social do jornal J3 News
Digital Influencer
Produtor de moda e dos mais importantes eventos fashion de Campos
Assessor de Marketing do Vips Center Shopping Scolter Models descobrindo os grandes talentos da moda de Campos e região.


Euline Alves
Educadora, Jornalista, Estrategista Digital
Tomais Pereira - O pagodeiro Oficial
Criador de conteúdo digital, perfil no instagram como canal de entretenimento do samba/pagode.
